Dr. Ubirajara Tederiche Fisioterapeuta Especialista em fisiologia do exercício.png

A atividade física é fundamental para que se obtenha bons resultados frente a qualquer tratamento que envolve dor. Ela serve como fonte de vários benefícios que visa equilibrar a saúde oferecendo disposição física, melhora de aporte sanguíneo, aumento dos níveis de energia e alegria no viver.

 

 Vida é movimento, portanto o corpo precisa se movimentar. Ele é seu principal veículo para que possa trafegar por essa vida com disposição e vigor. A atividade física aumenta a força do músculo exercitado e também do osso. Como o músculo está ligado a um osso através de tendões, os tendões farão uma pressão maior no osso na hora da atividade. Para que esse osso aguente a pressão, ele também irá se adaptar e se fortalece aumentando a sua massa óssea com maior absorção de minerais (cálcio e fósforo).

 

A musculação, como treinamento de força desenvolve e mantém a estrutura muscular e óssea, sendo o mais eficiente estímulo conhecido para tal objetivo. Além de proporcionar um aperfeiçoamento no equilíbrio, por trabalhar o corpo de forma simétrica, é uma atividade de fácil controle de intensidade, com uma boa margem de segurança cardiológica, proporcionando uma melhora da coordenação motora e auxiliando na prevenção de fraturas, que é uma consequência mais grave de osteoporose.

 

Nas articulações temos o líquido sinovial, substância viscosa, formada por água e proteína, que lubrifica as articulações. Sem atividade física, esse líquido vai secando, surgindo graves problemas articulares. A cartilagem que protege o osso acaba se desgastando e pode surgir a artrite e depois disso, a artrose que é quando os ossos ficam em contato uns com os outros.

 

Com atividade física regular você mantém as articulações lubrificadas e em bom funcionamento, com isso você fica com autonomia para poder fazer as coisas por si próprio, como, por exemplo, vestir uma roupa, calçar um sapato ou alcançar um objeto que está no alto de uma estante.

 

Prevenção - É importante fazer periodicamente exames de rotina; hemograma completo, eletrocardiograma e ergométrico são indicados para a execução das atividades. Procure seu médico de confiança e converse com ele.

 

Procure desenvolver hábitos saudáveis; escolha por caminhos que possam colaborar para a manutenção da sua saúde; a mente e o corpo devem caminhar em harmonia; saiba canalizar a sua energia, tendo todo cuidado possível para não desperdiçá-la; a sua fonte de saúde está na responsabilidade de suas escolhas. O equilibrio do sistema emocional é um outro fator importante na resolução das doenças, por essa razão procure desenvolver o auto conhecimento.

 

A sua saúde é o seu maior patrimônio!